ATENÇÃO

INFORMATIVO

domingo, 12 de setembro de 2010

Pré-Julgar não é "pecadinho" - Tg 4.11-12

Tiago foi motivado a escrever contra o julgamento e o mau uso da língua. Era comun, em reuniões que irmão fossem agredidos , discriminados e ofendidos com comentarios caluniosos, Tiago procura alertar que o ato de maltratar o irmão é um terrivel pecado que não pode ser visto como "pecadinho".
  
                  Vejamos então quais são os argumentos do apostolo Tiago:

       1 - A nenhum crente Deus dá permissão para julgar o proximo (v. 11): O termo falar mal contra o irmão é o mesmo que "difamar". a palavra  "difamar" vem da mesma raiz da palavra "diabo" (4.7). assim sendo difamar o proximo é se associar ao diabo em sua natureza e obras.
    Através do pecado do julgamento o crente pode está cometendo inumeros outros pecados tais como inveja, ciúmes, orgulho, vaidade, senso de justiça própria...

       2 - A nenhum crente Deus da a ermissão para julgar a Lei (v. 11): Quem fala mal do irmão, fala mal da lei e julga a lei(v. 11). Julgar o irmão é contradizer a Lei.A Lei manda que eu ame o meu proximo, se eu decido julga-lo, deixo de ser observador da Lei e passo a ser Juiz. O observador procura amar e praticar a Lei, quem faz o contrario rebela-se contra a Lei e assume o lugar de Juiz.

       3 - A nenhum crente Deus dá a permissão de tomar o seu lugar (v. 12): tiago nos diz que não há mais de que um legislador. Deus é o único, e não abre mão dessa prerrogativa, nem compartilha com ninguem esse direito. Julgar e legislar é atributo exclusivo de Deus.

       Conclusão: Todos nós somos exortados a colocar freios nos labios. Nossamissão é fortalecer o caído, reanimer o fraco e viver como instrumento de Deus para abençoar vidas (Tg 5.19-20)
(Aurivan Marinho da Costa)