ATENÇÃO

INFORMATIVO

quarta-feira, 2 de março de 2011

O Problema do Tempo

Por ocasião da sua ascensão o Senhor Jesus aproveitou para corrigir os seus discípulos de qualquer pensamento equivocado. Renovou a promessa do Espírito Santo e reafirmou que a missão da igreja é pregar a todos os homens e em todos os lugares. Sendo eles testemunhas oculares da ressurreição e ascensão de Cristo; e uma vez revestidos do poder do Espírito; teriam autoridade e ousadia suficiente para anunciar o evangelho de Jerusalém aos confins da terra.
Há nesse texto algumas questões que precisam ser observadas pela igreja em todos os tempos, caso contrário, sua doutrina e missão serão prejudicadas.

1)     A igreja e o tempo (v. 6).
Os discípulos como todo hebreu aguardavam a chegada do reino. Porém, a visão era de um reino terreno. Agora que Jesus ressuscitou e prometeu enviar o Espírito Santo, eles perguntam se o tempo da restauração do reino de Israel já chegou. Os discípulos especulavam quanto ao tempo e modo de Deus agir.
Enquanto Jesus prometia enviar o Espírito Santo, os discípulos se preocupavam com questões pessoais; enquanto Jesus falava do poder do Espírito, eles perguntavam por um poder terreno-político; enquanto Jesus anunciava um reino interiorizado no coração, eles pensavam num reino exterior; Jesus falava do reino celestial, os discípulos esperavam o reino de Israel; Jesus ensinava sobre um reino sem fronteiras, os discípulos perguntavam por um reino culturalmente bairrista, religiosamente preconceituoso e sob o reducionismo de uma ideologia política.
A igreja precisa aprender que o reino dos céus independe do homem e da instituição. O reino não é a mesma coisa que Israel, nem é a mesma coisa que a igreja. O reino está acima de quaisquer condicionamentos, métodos e ideologias humanas. Quem encontra o reino não sente falta de coisa alguma. Os discípulos se preocupavam com o reino de Israel, depois que encontraram o reino dos céus sentiram-se plenamente satisfeitos. Quem encontra o Deus do reino, encontra o grande contentamento. Devemos buscar a satisfação pra nossa alma no Deus da igreja, mas do que na igreja de Deus; no Deus das bênçãos, mas do que nas bênçãos de Deus.

2)     Deus e o tempo (v. 7).
A resposta de Jesus a pergunta dos discípulos quanto à restauração do reino de Israel, aponta para a soberania de Deus na história: “não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade”. Aprouve ao Senhor revelar na sua Palavra tudo que a igreja precisa saber, porém, aquilo que não foi revelado é prerrogativa exclusiva do Pai (Dt 29.29).
Isso significa que a igreja deve se contentar com a Palavra revelada, sem especular o tempo e o modo do agir de Deus. Há aqui uma advertência de que a igreja deve em todas as épocas evitar o erro de ir além das Escrituras. Muitos crentes desejam saber o dia e a hora do cumprimento das profecias bíblicas, porém, aprouve a Deus manter em segredo alguns por menores como prerrogativa exclusiva do Seu agir. Faz parte do método de Deus manter em segredo os detalhes
dos seus planos, afim de que assim fazendo, ensinar-nos a depender dEle diariamente, em cada situação. Tudo que precisamos saber é que Deus providencialmente converge todas as coisas para edificação da sua igreja e louvor da sua glória.

1)     Deus e a missão da igreja (v. 8).
Jesus não dá aos discípulos uma nova revelação sobre os “tempos e épocas” do Seu agir. Em contrapartida Ele confirma e renova a promessa de que o Espírito Santo será derramado. Os discípulos tem a missão de evangelizar o mundo e para isso Deus os capacita dando o Espírito Santo. Em qualquer época a igreja depende de Deus para fazer a obra de Deus. Sem o Espírito Santo o poder de testemunhar inexiste, e sem o poder do Espírito o trabalho da igreja se torna ineficaz e irrelevante.
Em Atos 1.8 Jesus está dizendo que o reino dos céus alcançará não apenas a Jerusalém, mas até os confins da terra. O que a igreja tem de fazer não é decifrar os segredos de Deus, mas cumprir o mandato que ele deixou. A missão da igreja não consiste em descobrir a agenda dos céus, mas em submeter sua agenda a vontade de Deus. A missão da igreja não é estabelecer o seu próprio reino, mas simplesmente pregar o evangelho do reino.
Os discípulos sonhavam com o reinado israelita e estão ansiosos pela sua chegada. Jesus está dizendo que o reino não é um conceito territorial. O reino será implantado por meios nada convencionais: (1) Pela pregação do evangelho; (2) Pelo poder do Espírito Santo; (3) Pelo testemunho de homens dispostos não apenas a viver, mas a morrer por causa da fé.

2)     A igreja e a missão de Deus (vs. 9-10).
Depois de testemunhar Jesus sendo elevado às alturas (v. 9), os discípulos permaneceram estáticos com os olhos fitos nos céus (v.10). Dois anjos aparecem naquele momento e os interroga: “Varões galileus, por que estais olhando para as alturas?” (v.11). A pergunta dos anjos pode ser entendida como uma palavra de consolo, mas também como uma palavra de despertamento. É como se eles dissessem vocês tem uma missão recebida de Deus não podem ficar aí parados.
Jesus está voltando aos céus e outra vez retornará para sua igreja. Sua igreja deve então, está preparada para a prestação de contas do dia final. Quem sabe que um dia Cristo voltará não pode ficar indiferente para com a missão de Deus. Os discípulos não deviam se lamentar com o “desaparecimento” de Cristo nas nuvens, pois em contrapartida o Espírito Santo seria derramado. Esperar pela promessa do Espírito era um dever indispensável.
A igreja tem a missão de pregar o evangelho, e por isso não pode ficar paralisada ou “embriagada” diante do sobrenatural. É preciso se levantar para transformar em notícia a verdade da ressurreição e ascensão de Cristo. A aparente situação de desolação que a ascensão provocou é motivo de esperança e conteúdo de ensino. Afinal, Ele voltará: “Esse Jesus que dentre vós foi assunto aos céus virá como o viste subir” (v.11).

Conclusão:
O tempo da igreja nem sempre é o tempo de Deus. Entretanto, o Senhor do tempo e da eternidade sabe como providenciar todas as coisas no seu tempo. Por isso Ele capacita a igreja para cumprir a missão que ele lhes confiou. A igreja por sua vez ciente de que tem uma missão que não é sua, mais de Deus, procura remir o tempo com zelo e inteira dedicação.

No amor de Cristo,

Pr. Aurivan Marinho