ATENÇÃO

INFORMATIVO

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A igreja e as coisas que Jesus fez e ensinou (Atos 1.1-5)

Quem não conhece a sua história é alguém sem passado (sem referências), sem presente (sem identidade) e sem futuro (sem preparo). Infelizmente há muitos crentes assim, que não conhecem a história da igreja, que nada sabem sobre o seu começo e desenvolvimento. Nada mais oportuno do que começar estudando Atos dos Apóstolos, o gênesis do povo de Deus no Novo Testamento.
Em sua introdução Atos apresenta algumas verdades que são indispensáveis para um estudo sadio e compreensão do propósito e aplicabilidade dos seus registros para a igreja dos nossos dias.

1)       O ministério da igreja é uma continuidade do ministério de Jesus (v. 1).
Ao escrever seu evangelho direcionado a Teófilo, Lucas tinha como objetivo fundamentar com base em fatos históricos a verdade sobre a pessoa de Jesus (Lc 1.1-4). Em sua “acurada investigação” Lucas procurou relatar “todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar” (At 1.1). Lucas desejava que Teófilo atentasse para as obras e ensino de Jesus. O Seu ensino refletia Sua vida, e a Sua vida ilustrava o Seu ensino.
Agora Lucas volta a escrever para Teófilo o segundo livro de uma mesma obra. Se no evangelho o assunto era os feitos e ensinos de Cristo, em Atos dos Apóstolos ele apresenta com fatos históricos o início da igreja. É do seu interesse que Teófilo tenha conhecimento de tudo quanto à igreja começou a fazer e a ensinar. Pois o que a igreja faz e ensina é uma continuidade do ministério de Cristo. O que a igreja faz, ela não faz sem Cristo, e é somente para Cristo que ela faz o que faz.

2)       O Espírito que operava em Cristo é o mesmo Espírito que agora opera na igreja (v. 2).
Lucas registra que por intermédio do Espírito Santo, Cristo deu mandamentos aos seus apóstolos escolhidos. É propósito do autor que Teófilo compreenda que o ministério de Jesus era auxiliado e conduzido pelo Espírito Santo (Lc 3.22; 4.1,18). Por outro lado, é pelo auxílio e poder do Espírito que as obras de Cristo se reproduzem na vida da igreja.
O Espírito prometido em Atos 1.8 desce em Atos 2.1 e daí pra frente acontece uma grande colheita de almas, grandes sinais e prodígios e tudo é devidamente atribuído ao Espírito Santo. Isso significa que ninguém pode realizar as obras de Deus se não for pelo Espírito de Deus.

3)       A missão da igreja é testemunhar de Cristo e do Seu Reino (v. 3).
Depois de ressurreto, Jesus se apresentou vivo inúmeras vezes a inúmeras pessoas. Há pelo menos dez aparições durante os quarenta dias que separam o domingo da ressurreição do dia da ascensão. Por que Jesus demorou tanto a voltar para o Pai? Jesus queria que os discípulos testemunhassem da Sua ressurreição e ascensão. Os discípulos se constituíram em
testemunhas oculares e com plena autoridade para pregar o Cristo crucificado, ressurreto e exaltado à direita de Deus.
Em suas aparições Cristo falava das coisas concernentes ao Reino de Deus. O Reino de Deus era o tema da mensagem de Jesus, e agora era também o tema da mensagem da igreja. Anunciar o Reino é falar do governo de Deus, da salvação e do perdão que expressa a graça revelada na cruz.

1)       A igreja deve se colocar no lugar que Deus ordenou e esperar as Suas promessas (vs. 4-5).
Antes de subir aos céus Jesus deu os seguintes mandamentos aos seus discípulos: Permaneçam em Jerusalém e esperem a promessa do Pai (v. 4). Tudo que eles tinham de fazer por alguns dias era permanecer em Jerusalém e esperar pela promessa do Pai. Jesus mandou que ficassem em Jerusalém porque sabia que eles eram tentados a retornarem para suas atividades seculares na Galileia. Afinal, o pior e mais perigoso dos lugares para os discípulos era Jerusalém. Eles poderiam ser mortos a qualquer instante assim como se deu com Jesus. Porém, o pior e mais perigoso dos lugares se torna o melhor de todos, quando é lá que o Senhor quer que estejamos. O melhor lugar para nossa vida é aquele revelado nos Seus mandamentos.
Era em Jerusalém que o Espírito Santo ia ser derramado, iniciando-se o mais extraordinário avivamento da história da humanidade. O pentecoste era Deus descendo para habitar no seu povo, e fazer desse povo testemunhas vivas do Cristo vivo.

Conclusão:
Que possamos como igreja continuar fazendo e ensinando como Cristo, sendo guiado pelo mesmo Espírito que nEle operou, testemunhando dEle e do Seu Reino, praticando os Seus mandamentos e esperando pelas Suas promessas.

No amor de Cristo,

Pr. Aurivan Marinho

2 comentários:

  1. Pastor, Gostei muito dessa pastagem que nos chama atenção para o papel da igreja em pleno seculo em que muitas coisas tem atraido a visão da igreja e destanciado do seu verdadeiro objetivo. Que ensinar o que cristo ensinou por ser suficiente. Buscando ser guiado pelo o Espirito Santo tesmunhando dele e do seu reino. Só assim, seremos verdadeiramente igreja de Deus, e a serviço de Deus.

    Um grande Abraço pastor.

    Pb. Deusdete.

    ResponderExcluir
  2. Pastor,simplesmente extraordinário excelente e esclarecedor o sermão esboçado: A Igreja e as coisas que Jesus fez e ensinou. Esclarecedor e bem fundamentado. Fico feliz com a forma como Deus te usa com mensagens, estudos e esboços como esta para falar a Seus filhos. É impossível descrever como essas palavras me fortaleceram, pois transbordam em sentimentos

    ResponderExcluir